University of Macau

Desafio de Inovação em Iluminação Pública Inteligente para Jovens 2020

Organizadores:      Laboratório Nacional da Internet das Coisas para a Cidade Inteligente, Universidade de Macau  e  Companhia de Electricidade de Macau

Co-Organizador:  Centro de Promoção de Ciência e Engenharia da Universidade de Macau

I. Introdução

Direccionado para o desenvolvimento da cidade inteligente em Macau, é impulsionado para desenvolver a construção da cidade inteligente com objectivos de reforçar a rede 5G, centros de processamento de dados e outras novas infraestruturas. A iluminação pública inteligente desempenha um papel fundamental na cidade inteligente, pois combina uma variedade de instalações físicas e é capaz de executar iluminação inteligente, avisos de segurança, divulgação de informação, funcionalidades com big data, computação em nuvem e entre outros. De forma a melhorar a inovação e a criatividade dos estudantes, o “Desafio de Inovação em Iluminação Pública Inteligente para Jovens 2020” é organizado e encoraja os jovens a desenvolverem os seus talentos e inovações sobre a construção da cidade inteligente.

II. Classificação

O Desafio é dividido em duas categorias:

• Grupo de Design do Outlook

É necessário seleccionar um local específico de Macau com a combinação da localização geográfica, paisagem circundante, características culturais e funcionalidades da iluminação pública inteligente, etc. Os alunos têm de entregar um desenho da iluminação pública inteligente com uma descrição.

• Grupo de Soluções Técnicas

Devem integrar uma solução original da iluminação pública inteligente com as características especifica de Macau e do desenvolvimento tecnológico mais recente. Deve focar na projecção das funcionalidades gerais ou de funcionalidades específicas da iluminação pública inteligente e adaptar as necessidades de Macau com o objectivo de optimizar a gestão da cidade e do nível de vida.

III. Regulamentos da Competição

1. Todos os alunos do ensino secundário (do 8º. ao 12º. ano) do ano lectivo de 2020/2021 estão qualificados para candidatar;
  2. Alunos podem inscrever-se individualmente ou em grupo de no máximo 3 membros;
  3. Alunos podem participar em ambos os grupos mas só podem submeter uma vez individualmente ou em grupo;
  4. Todos os trabalhos devem ser originais;
  5. Submissão de conteúdo.

5.1 Grupo de Design do Outlook deve submeter o seguinte:

• Formulário de candidatura online;
  • Resumo em Língua Chinesa ou Inglesa (em uma pagina A4 no formato pdf com o tamanho do ficheiro no máximo de 2 MB);
  • O desenho deve ser feito em desenho gráfico, desenhado à mão ou em computação gráfica (com dimensão máxima de papel A3 em pdf com o tamanho do ficheiro menor que 10 MB.

5.2 Grupo de Soluções Técnicas deve submeter o seguinte:

• Formulário de candidatura online;
  • Proposta de solução técnica (no máximo quarto pagina A4 em formato pdf com o tamanho do ficheiro no máximo de 10MB).
  1. Os candidatos devem submeter o conteúdo online através do website do Centro de Promoção de Ciência e Engenharia (https://umstem.um.edu.mo/) durante o período de 7 a 21 de Setembro de 2020 (A inscrição é adiada até 8 de Outubro).
  2. Na competição há uma fase preliminar e uma fase final. Os candidatos seleccionados serão anunciados para ronda final, que será realizada provisoriamente em Outubro de 2020.

IV. Critérios de Selecção e Atribuição de Prémios

1. A examinação da qualificação será feita pelo comité. Quaisquer problemas ou anomalias detectadas durante o processo de revisão, o candidato poderá modificar e submeter material suplementar num período específico estipulado pelo comité. Apenas as inscrições completas serão qualificadas para a avaliação preliminar.
  2. Critério de Selecção

O trabalho deve ser original e inovador e deve ser feito pelos estudantes. O relatório e o trabalho devem ser feitos por esforço próprio.

2.1 Grupo de Design do Outlook

• Inovação: refere-se ao trabalho de forma criativa ou sob uma nova perspectiva no design.
  • Design geral: refere-se a composição do design e ao uso de cores, etc;
  • Tema: o tema escolhido deve ser associado à ciência, cultura e artes de Macau.

2.2 Grupo de Soluções Técnicas

• Inovação: refere-se ao trabalho de forma criativa ou a partir de uma nova perspectiva no design particularmente adaptado com as características urbanas locais;
  • Natureza científica: refere-se à importância científica e tecnológica do projecto. Deve ser racional, preciso e confiável para as teorias científicas;
  • Praticabilidade: referem-se aos potenciais benefícios na sociedade e na economia.

3. O comité irá seleccionar um prémio para o primeiro vencedor, um prémio para o segundo vencedor e vários prémios para o terceiro vencedor em cada grupo. Os prémios são em dinheiro na quantia de MOP 5.000, MOP 3.000 e MOP 1.000, respectivamente. O resultado final será anunciado provisoriamente em Novembro de 2020.

* Devido à situação actual causada pelo novo coronavírus, o pedido e a análise serão processados ​​via plataforma online.

<Link de Inscrição e Submissão de Conteúdo>

estará disponível de 7 a 21 de Setembro de 2020 (A inscrição é adiada até 8 de Outubro)

Inquérito:

Universidade de Macau: Miss Tai, tel: 88224503/88224281, email: umstem@um.edu.mo