A Cimeira de Ciência e Tecnologia da China foi recentemente realizada na Universidade de Macau (UM). Sob o tema “Oportunidades e desafios enfrentados por Macau no novo corredor de ciência e tecnologia na Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau”, foi a primeira vez que o evento decorreu em Macau. A Cimeira foi seguida pelo 34.º Concurso de Inovação em Ciência e Tecnologia para Adolescentes da China. Durante o evento de sete dias, os participantes envolveram-se em várias actividades, incluindo exposições, actividades de debate e discussões sobre os resultados finais. Quase 1.000 participantes e formadores em ciência permaneceram nos colégios residenciais da UM. Além dos vários prémios concedidos pela organização, alguns dos participantes receberam prémios especiais pelo seu excelente desempenho. Um dos prémios especiais foi oferecido pela UM e concedido a 15 equipas de destaque, a fim de incentivar os alunos a mostrar a sua criatividade nas suas invenções. A UM espera que o prémio especial sirva de incentivo aos adolescentes para gostarem de ciência, aprenderem ciência e usarem ciência, a fim de estimular a inovação nos profissionais científicos da China.

Estabelecido pela UM, o Prémio Especial de Inovação em Ciência e Tecnologia da Universidade de Macau foi concedido a 15 equipas. Cinco delas são de Macau. Hui I Sam, uma estudante da Escola Secundária Pui Ching (Macau), ganhou o prémio especial pelo seu projecto relacionado com a aplicação de nano-partículas a medicamentos anti-cancro. Ela agradece aos professores da escola secundária e aos professores da UM pela aprendizagem, acrescentando que estuda nos laboratórios da UM durante o tempo livre e as férias de verão, ajudando-a a iniciar projectos interessantes de investigação. Hui espera doar metade do prémio em dinheiro à UM e outra metade à Escola Secundária Pui Ching para fins educacionais. Outra equipa vencedora é formada por três alunos da Escola Afiliada à Universidade de Macau. Eles desenvolveram um detector de gás a partir da estrutura das asas dos insectos. Os alunos referem que o prémio fortaleceu a sua determinação de prosseguir um rumo profissional em ciência.

Uma equipa de Portugal, formada por Inês Lourenço, Maria Marcelino e Jéssica Valente, também recebeu o prémio especial pela sua investigação sobre a eliminação de mercúrio na água através da casca do amendoim. A Inês refere que as instalações e o ambiente da UM são muito bons, acrescentando que espera estudar aqui como estudante de intercâmbio. Uma equipa de Sichuan ganhou o prémio pela sua investigação sobre a utilização de polissacarídeos no tratamento de úlceras orais. Um membro da equipa diz que está impressionado com o Laboratório de Referência do Estado para Investigação de Qualidade em Medicina Chinesa da UM, referindo, ainda, que gostaria de estudar medicina chinesa na UM.

A Cimeira de Ciência e Tecnologia da China foi co-organizada pelo governo da RAE de Macau e pela Associação de Ciência e Tecnologia da China. O evento aproveitou a importante oportunidade estratégica trazida pela Grande Baía (GBA), bem como os pontos fortes da política de Macau e de “Um País, Dois Sistemas”, para integrar os recursos de Macau e combinar os pontos fortes das indústrias na China continental, Hong Kong e Taiwan, com o objectivo de promover o desenvolvimento da ciência e da tecnologia na zona oeste da GBA. O 34.º Concurso de Inovação Científica e Tecnológica para Adolescentes da China é co-organizado pela Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia, bem como por vários departamentos, incluindo o Ministério da Educação, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o governo da RAE de Macau. O evento deste ano atraiu mais de 900 adolescentes e formadores em ciência de 56 países, que criaram mais de 500 trabalhos inovadores em ciência e tecnologia.