A Base de Macau para a Educação Primária e Secundária de STEM da Universidade de Macau (UM) organizou recentemente um Encontro de Verão de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), que atraiu cerca de 40 estudantes de dez escolas primárias de Macau. Este primeiro encontro de verão de ciências, destinado a estudantes do ensino primário, teve como objectivo estimular os participantes a adquirir conhecimentos e habilidades sociais em STEM, tais como habilidades de pensamento crítico e criativo, habilidades de colaboração e habilidades de resolução de problemas. Foi organizado em conjunto pela Faculdade de Educação (FED) e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FST) da UM, com o apoio do Fundo para o Desenvolvimento das Ciências e da Tecnologia (FDCT).

Durante o encontro, os alunos tomaram contacto com uma variedade de conceitos relacionados com a STEM no processo de construção de um barco de emergência. No final do encontro, os alunos foram capazes de descrever os conceitos de pressão e densidade de um líquido, bem como de articular e determinar a força de impulsão. Paralelamente, usaram o Scratch para simular as forças relacionadas com flutuabilidade e o MS Excel para determinar a resultante dessas forças. É de realçar que os participantes construíram barcos com base nos conceitos de conversão de energia e de projecto de engenharia apreendidos, assimilaram o conceito de adição vectorial com base na lei do paralelogramo e aplicaram-no com recurso ao MS Excel. Além de aprenderem conceitos relacionados com STEM, os alunos também tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação, colaboração, criatividade e pensamento crítico através de discussões em grupo durante a construção de barcos com os materiais fornecidos. O encontro de verão foi coordenado em conjunto pelas Professoras Emily Oon Pey Tee, Miranda Mak Chi Kuan e Alice Lei Si Man do FED, bem como pelo Professor Tam Kam Weng e pelo Eng. Miguel Gomes da Costa Júnior da FST.

Fundada em Junho de 2018, a Base de Macau para o Ensino Primário e Secundário de STEM visa promover a popularização da ciência e o ensino de STEM em colaboração com o FDCT, a Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, a Associação de Educadores Chineses de Macau, a Associação de Escolas Católicas de Macau, o Centro de Ciência de Macau e os Correios e Telecomunicações de Macau. Com o Centro de Promoção de Ciência e Engenharia da UM como componente principal, a Base lança programas STEM para apoiar a popularização da ciência em Macau e fornecer formação contínua para professores e alunos das escolas primárias e secundárias locais.